Descrição

As atividades estão sendo desenvolvidas utilizando os kits Primo Set e Code-a-Pillar.

O kit Primo Set contém um pequeno robô de madeira chamado Cubetto, um mapa em forma de uma matriz de tamanho cinco por cinco e uma plataforma de controle do mesmo, que é composta por uma placa arduino encapsulada por uma caixa de madeira, o qual possui pinos, que representam os comandos (instruções) ‘seguir em frente’, ‘virar para direita’ e ‘virar para esquerda’, são encaixados.

 

Kit Primo Set

 

Assim, problemas de percurso serão apresentados às crianças, indicando o ponto de partida no mapa de onde o Cubetto deverá iniciar e o ponto de chegada, onde o Cubetto deve parar no final das instruções. Para um objetivo, vários percursos são possíveis. Porém, alguns deles são mais rápidos, por percorrerem um menor número de casas do mapa, e outros podem apresentar obstáculos intransponíveis, por exemplo, uma montanha.

 

O Code-a-Pillar é uma centopeia cujo corpo é construído encaixando-se pequenos blocos que representam comandos de percurso e comando de som.

Code-a-pillar

 

Com o Code-a-Pillar serão utilizados objetos como obstáculos e objetivos de chegada no ambiente apresentado, para que seja possível avaliar a compreensão dos alunos sobre instruções e algoritmos.

Antes de ser apresentada uma solução, as crianças precisam projetar uma solução como um conjunto de instruções e avaliar o resultado da mesma.

As atividades são apresentadas e acompanhadas pelos estudantes e professores envolvidos no projeto da oficina. Ao longo das atividades realizadas durante a oficina, os discentes ministrantes da oficina são capazes de avaliar a velocidade com que novas tarefas apresentadas serão executadas pelas crianças e apresentando também conceitos de instruções, algoritmos, programação e sucintamente falando sobre os cursos de computação.